A cultura do feedback começa a ganhar força no mundo corporativo brasileiro, mas sabemos que não é simples incorporar esse conceito na rotina das pessoas e das empresas. O hábito de identificar erros e acertos em práticas e no buscando a melhoria contínua precisa fazer parte da estratégia da empresa, que ao estabelecer uma cultura de feedback, contribui para uma melhor colaboração entre as equipes. Isto impacta positivamente nos resultados individuais e coletivos, além de ajudar na retenção de talentos.
Isto impacta positivamente nos resultados individuais e coletivos, além de ajudar na retenção de talentos.
Na Pitang desenvolvemos um sistema simples e divertido para estimular e registrar o feedback entre nossos colaboradores. Eles têm um ranking e até ganham premiação por isso. Separamos aqui as 6 razões para passar a usar uma plataforma para registrar os feedbacks na sua empresa:
1. Feedbacks como uma prática diária e constante
Buscar o desenvolvimento pessoal e profissional constantemente faz parte da rotina de cada pessoa. A cultura do feedback só contribui a encontrar esse caminho para o melhor desenvolvimento de forma mais prática e rápida.
2. Colaboradores reconhecidos e mais motivados
O Feedback inclui, motiva e engaja pessoas a serem melhores. Um clima positivo no ambiente de trabalho pode, inclusive, diminuir a rotatividade. Hoje, o indivíduo busca qualidade de vida e ter suas conquistas reconhecidas faz parte do rol de ações que ele deseja.
3. Maior interação e colaboração, inclusive entre áreas distintas e colaboradores que estão geograficamente distribuídos
Com o trabalho remoto ganhando cada vez mais força e as empresas cada vez mais globais este é um grande desafio. Apesar de ser uma excelente alternativa para os tempos atuais, o home office exige uma atenção redobrada na comunicação entre equipes, para que ela não seja prejudicada pela distância. Uma ferramenta que estimule a troca de informações pode ser essencial no encurtamento dessa distância.
4. Maior visibilidade para a Organização do desempenho e relacionamento dos colaboradores
Transparência para a gestão com o acompanhamento do desenvolvimento de cada um a partir, inclusive, de um olhar coletivo.
5. Fortalecimento da cultura
Todos sabemos que a gestão de pessoas deve estar apoiada em princípios organizacionais. Estabelecer ideais a serem desenvolvidos e defendidos pela instituição em suas ações é essencial para mostrar aos colaboradores e ao mercado os valores que a empresa estabelece como fundamental. Neste ponto, fortalecer a cultura organizacional é uma estratégica ligada ao crescimento do negócio e a imagem institucional. O engajamento dos colaboradores, o aumento da produtividade, a queda da rotatividade são alguns dos pontos que devem ser reforçados. A cultura de feedback é capaz de atuar e melhorar os indicadores de todos estes pontos.
6. Premiação sistemática dos colaboradores como reconhecimento do seu trabalho
Pesquisas apontam que a falta de motivação é responsável pela perda de bilhões em recursos por ano. Os principais fundamentos do fracasso no engajamento de grupos de trabalho são velhos conhecidos: pouca integração, falta de feedback qualitativo e a impressão de que suas ideias não estão sendo ouvidas. Ter estratégias para celebrar as conquistas, distribuindo prêmios e incentivos, pode ser essencial na obtenção dos resultados. Com o Merit Coin, todos os colaboradores podem enviar feedbacks para qualquer pessoa da organização. O ranking é realizado através da doação de moedas virtuais entre colaboradores, atrelados ao feedback que motivou a doação e ao valor organizacional. A premiação é por mérito coletivo e período você escolhe. Aumente o engajamento de seus colaboradores promovendo a cultura de feedback. Conheça o Merit Coin.