A famosa geração Z já chegou ao mercado de trabalho, e podemos dizer que tem provocado uma certa revolução nas relações trabalhistas. Assim como os Millennials, os GenZs gastam tempo em sites de mídia social, como Instagram e YouTube, procurando por conteúdo e entretenimento para compartilhar com seus amigos. Mas a grande diferença é que eles não têm experiência de vida pré-digital, já que nasceram em um mundo social de curtidas e compartilhamentos, constantemente conectados por smartphones, tablets ou computadores.
Criativos, hiperconectados e socialmente responsáveis, os GenZs buscam flexibilidade, novas formas de trabalhar, empresas com propósito, feedback constante, hierarquias horizontalizadas e ambientes que privilegiam a troca de conhecimento.
Criativos, hiperconectados e socialmente responsáveis, os GenZs buscam flexibilidade, novas formas de trabalhar, empresas com propósito, feedback constante, hierarquias horizontalizadas e ambientes que privilegiam a troca de conhecimento. É comum ver esses jovens trocando os famosos escritórios e migrando para trabalhos home office, ou sendo nômades digitais. Outra mudança muito importante, é que a nova geração não se importa apenas em ganhar dinheiro. O sucesso financeiro, a realização de atividades das quais realmente gostam e a qualidade de vida, são pontos muito importantes. Por isso receber e engajar esses jovens é um desafio que muitas empresas estão enfrentando.
A Geração Z hoje representa a maior geração do planeta – 32% da população mundial. Eles são o “futuro de todas as nações” e diversos eventos históricos que transformaram o mundo como o conhecemos hoje, formam o cenário em que essa geração nasceu e se desenvolveu: crises sociais, políticas e econômicas; o 11 de Setembro; a inexistência quase total de um mundo off-line. Diante de tanta insegurança e incerteza tornaram-se menos idealistas, mais pragmáticos e indefinidos onde exaltam a individualidade.
Por outro lado, eles almejam atuar em empresas que possuam um propósito claro e que lhes possibilitem conectar-se de alguma forma e devolver algo para a sociedade. Em decorrência do cenário de incertezas no qual cresceram, eles também esperam uma contrapartida das empresas que os deixe mais seguros. Leia mais sobre os desejos e expectativas dessa geração com relação ao mercado de trabalho no estudo realizado pela Plataforma Gente da Globo que realiza estudos e insights sobre o comportamento do consumidor e hábitos dos brasileiros.
E o que as empresas podem esperar destes jovens no mercado de trabalho? Para as empresas é vital canalizar o que essa geração tem de melhor: uma grande energia no sentido de pensar, criar e inovar. E daí a importância que as empresas se modernizem cada vez mais para facilitar a implementação de grandes ideias e oportunidades de carreira. A geração Z é ultra conectada e antenada com o mundo, e essa combinação pode ser um combustível poderoso para olhar os problemas sob uma nova ótica, para trazer soluções inovadoras. Podemos esperar muitos avanços não apenas tecnológicos, mas também soluções para problemas comuns nas empresas ou na sociedade.
Com tantos perfis diferentes, o verdadeiro desafio do gestor de qualquer empresa é compreender que cada geração possui uma maneira de aprender e lidar com os desafios. O mais importante é compreender e respeitar as diferenças. E sua organização está preparada para essa geração? E para o encontro de gerações?