Cada vez mais ouvimos falar sobre como é importante ter um propósito na vida, não é mesmo? E que, de uma maneira geral, as pessoas têm buscado entender qual o seu propósito e o que faz realmente ela se sentir realizada. Mas, e as empresas? Elas têm propósito? Devem ter?
Com a competitividade de mercado em alta em diversos segmentos, as empresas têm buscado formas de se diferenciar.
Com a competitividade de mercado em alta em diversos segmentos, as empresas têm buscado formas de se diferenciar. Uma dessas formas é entender qual a contribuição delas para o mundo e, consequentemente, deixar claro, tanto para os clientes, sociedade, quanto para os colaboradores, porque elas existem. Esse sentimento é fundamental para que os serviços e produtos comercializados tenham força, conquistem e mantenham clientes e consumidores. E, como definir e manter-se fiel a este requisito que pode também ser um instrumento importante para motivar a equipe? Vamos entender um pouco melhor o que é propósito.
De modo geral, o propósito pode ser definido como um motivo que faz com que a marca se orgulhe e entenda como colaborar para fazer do mundo um lugar melhor de se viver. É a razão principal para que a empresa exista no mercado, funciona como uma Bússola, que precisa ser compartilhado entre todos os colaboradores como uma forma de compromisso.
Tornar seu negócio lucrativo e competitivo no mercado é uma das metas principais de um empreendedor de sucesso. Manter sua equipe motivada é essencial para conquistar este objetivo. Segundo o especialista em liderança Simon Sinek, criador do conceito Golden Circle, quando define e comunica seu diferencial, empresas podem tomar decisões mais acertadas e manter sua relevância. Simon explica que o propósito é a mensagem mais importante que uma empresa pode passar e que inspira outras pessoas a se moverem. Sua teoria é de que comunicar o propósito ativa uma área do cérebro ligada a decisões e influencia o comportamento.
Nos últimos anos, empresas orientadas por propósito tiveram crescimento de 85%, segundo um estudo da Harvard Business School. Concluiu-se também que 77% dos millennials acreditam que cultura organizacional é tão ou mais importante do que salário e benefícios. E 90% das pessoas que trabalham em uma empresa com propósito dizem se sentir mais motivadas.
O aumento tão celebrado vai perdendo o efeito motivador com o tempo e o colaborador acaba querendo mais e mais. Um novo cargo, um salário maior, uma equipe mais estruturada. Essas insatisfações, misturadas com ambição, são muito positivas para o crescimento profissional, claro. Porém, é difícil saciar essa fome de reconhecimento. O propósito do negócio funciona como um elemento que traz equilíbrio a essa balança do trabalho.
Empresas com propósito bem definido conseguem engajar os colaboradores. Isso porque eles sabem que estão investindo seu tempo em algo produtivo, que contribui para um plano maior. Sem contar que ajuda a criar uma atitude de dono nas pessoas em torno dos objetivos da organização. Quando bem articulado, o propósito da empresa permite que todos da organização se concentrem no que realmente importa. Com isso, aumenta a lucratividade, a produtividade, o desempenho, a lealdade e a motivação.
Você já sabe qual é o propósito da sua empresa? Ah! Não esqueça que o propósito tem que ser algo que você realmente acredita e valoriza.